Hard Skills e
Soft Skills

Fazendo uma distinção entre Soft e Hard Skills, podemos afirmar que as Hard Skills são as Habilidades Técnicas, tudo aquilo que aprendemos no ensino formal, cursos, treinamentos, graduações, pós graduações. São as informações que temos no nosso currículo. São concretas, quantificáveis e de aprendizado técnico.

Já as Soft Skills são as Habilidades Comportamentais. O conjunto de habilidades e competências relacionadas ao comportamento humano. São aprendizados subjetivos e difíceis de serem quantificados e mensurados  pois trabalham no universo que é comportamental.

Podemos também dizer que são as competências interpessoais, a sua capacidade de se conectar e respeitar os diferentes backgrounds entre as pessoas, as responsáveis pelo alcance de seus objetivos pessoais e profissionais. 

Sabemos que o comportamento humano NÃO É IMUTÁVEL, logo todo o nosso trabalho de Coaching tem como alicerce desenvolver/aprimorar constantemente as  nossas habilidades comportamentais e assim nos tornarmos um líder executivo mais focado, assertivo e motivado.

Entre as Soft Skills mais necessárias ao Líder Coaching, podemos citar:

É o ponto de partida do Processo de Coaching – É a capacidade para analisar seus principais Pontos Fortes e o que precisa evoluir para otimizar sua performance, reconhecendo e desenvolvendo todo o seu potencial. 

Coragem, obstinação para correr riscos calculados, analisando as oportunidades e entregando resultados ambiciosos, sempre melhores do que os que você recebeu, com disciplina, planejamento e organização.

Manter suas emoções sempre em alta, causando um bom impacto nas pessoas que te cercam. Estar  motivado, otimista, autoconfiante, focado nas possibilidades reais, e mais no acerto do que nos erros, tendo uma postura contagiante.

Habilidade para identificar suas prioridades, considerando os resultados que trarão X a urgência.

Saber trabalhar sob pressão, mantendo a calma diante de situações estressantes, como o cumprimento de prazos.

Competência para lidar com informações de naturezas diversas, mas que estão dentro de um mesmo contexto e estabelecem correlações entre si. Habilidade para ampliar sua visão do todo e ser capaz de analisar as informações que recebe. Intimamente ligada ao Pensamento Crítico. 

Capacidade de criar e sedimentar no dia a dia, relações em que as pessoas possam realmente confiar em você.

Habilidade para se expressar de forma impecável, transparente, objetiva e assertiva, não apenas através do diálogo, como também da comunicação por escrito, resolvendo divergências, evitando conflitos, eliminando ruídos e principalmente sabendo ouvir.

Capacidade de inovação, iniciativa, de pensar “fora da caixa”, apresentando soluções diferentes para antigos problemas.

Capacidade para se colocar no lugar do outro, de se conectar com as pessoas em geral.

Comprometimento com as regras da empresa e das relações entre as pessoas, com um senso comum de respeito e moralidade. Conhecimento político e cultural do ambiente no qual você está inserido.

Resiliência – Capacidade de se adaptar às mudanças , de contornar os problemas inerentes à vida em geral. Saber se reinventar, mostrar versatilidade. Saber que aprendemos com os erros. Quanto mais você erra, mais você aprende, quanto mais você aprende, menos você erra.

Capacidade de lidar bem com as próprias emoções e usar essa energia a seu favor, sem impulsividade, ou arrependimento posterior.

Capacidade de inspirar, motivar  e influenciar equipes a entregar resultados ambiciosos, cooperando, sabendo delegar e cobrar desempenho excelente. Estar engajado ao seu time, tanto nos momentos difíceis, como nas celebrações. Ser um exemplo para os que o seguem, sabendo lidar com as particularidades de cada um . Treinar sua paciência, persistência e  observação, reconhecendo as boas atitudes e dando feedbacks construtivos para o crescimento de todos os que estão com você. 

Habilidade para a busca do consenso, resolvendo os conflitos em que as partes envolvidas sejam capazes de encontrar a melhor alternativa, através do processo Ganha X Ganha.

 

Capacidade de estabelecer uma rede de contatos profissionais, para troca de informações e conhecimentos. Tem como base a colaboração e a ajuda mútua entre as partes.

Capacidade para questionar métodos e processos, identificar problemas, e buscar novas soluções.

Importante saber como criticar situações sem estabelecer laços emocionais.

Capacidade de Agir X Reagir. Avaliar cenários e resolver questões que impedem os resultados excelentes ou atrapalham a produtividade.

Capacidade para analisar cenários e tomar decisões assertivas, eficientes e rápidas. 

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